A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou nessa quarta-feira (12), o parecer do deputado Ricardo Izar (SP), favorável ao Projeto de Lei (PL) 6448/09, que assegura ao consumidor o direito de saber se o produto alimentício que consome possui ingredientes de origem animal ou algum tipo de agrotóxico.
Segundo o deputado, a medida vai beneficiar mais de 16 milhões de brasileiros que não comem carne ou quaisquer alimentos de origem animal. “Isso vai ser um ganho fantástico para os vegetarianos, veganos e aqueles que não querem consumir esse tipo de produto por opção ou por orientação médica”, defendeu Izar.
Com relação aos produtos adquiridos em outros países, o parlamentar explicou que as empresas alimentícias serão responsáveis por monitorar e exigir essas informações. “A indústria vai ter que saber o que está comprando. Se comprou da Argentina alguma coisa que contenha agrotóxico, por exemplo, deverá transformar isso em informação para o consumidor final”, disse.
A proposta será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e se aprovada segue para análise do Senado Federal.
Carola Ribeiro
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_ricardo_izar_presenca_de_agrotoxicos_ou_ingredientes_animais_deve_ser_divulgada_em_rotulos_12-06-2013.mp3]