O santo rosário ganhou destaque na Câmara por meio do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). O Plenário aprovou por unanimidade, em 25 de outubro, o parecer favorável do parlamentar ao Projeto de Lei 4943/2023, que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser comemorado em 7 de outubro de cada ano. A matéria vai ao Senado Federal.
Gastão destacou a importância religiosa e cultural do rosário para o povo brasileiro. “Por séculos, ele (o rosário) tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade. A instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria reconhece e valoriza esta tradição, permitindo que os cidadãos possam celebrar e fortalecer sua fé de maneira oficial e unificada”, afirmou.
A data foi escolhida por lembrar o dia em que a Igreja Católica comemora Nossa Senhora do Rosário. Conforme consta nos relatos de fé, ela apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na França, quando entregou a ele um Rosário.
Devoção à Virgem Maria
O deputado explica que a devoção ao santo rosário se confunde com a devoção que o povo brasileiro tem à Virgem Maria.
“A descoberta de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba e a consagração do País feita pela Princesa Isabel a esta nomeação de Maria é uma das marcas da cultura que encontra aos pés da Mãe de Deus as graças para seguir na caminhada desta vida”, conta.
Luiz Gastão também lembra que, atualmente, diversos grupos de oração são organizados virtualmente. Ele cita o caso do Frei Gilson, religioso paulista de 36 anos, e do Instituto Hesed, fundado pela freira cantora Kelly Patrícia. Juntos, eles já reuniram mais de 100 mil pessoas em lives (transmissões ao vivo pelas redes sociais) de oração.
Com informações da assessoria do deputado Luiz Gastão