Pedido de vista adia votação de parecer contra Protógenes

Deputado José Carlos Araújo - PSD/BA (Foto: Heleno Rezende)

Um pedido de vista conjunta, encabeçada pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), adiou a apreciação do parecer preliminar do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), em desfavor do Deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), para o próximo dia 4 de julho.

No relatório, Amauri Teixeira pedia pela continuidade da representação para aprofundamento de investigações.

Durante a discussão do pedido de vista, o Deputado Sibá Machado (PT-AC) chegou a entregar aos membros do Conselho um voto em separado, rejeitando o parecer de Amauri. O líder do PT na Câmara, Deputado Jilmar Tatto (PT-SP), chegou a orientar os membros da bancadas a rejeitar o parecer do relator já que, segundo entendimento do partido, não há indícios de envolvimento de Protógenes com Cachoeira.

No entanto, o presidente do Conselho de Ética, Deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), enfatizou que o rito do Colegiado se diferencia das comissões no qual os parlamentares votam com orientações de bancadas.

“O Conselho é independente e não pode sofrer pressão. Aqui as decisões são tomadas independentes de orientações partidárias justamente para que os membros cumpram seu dever de acordo com a análise dos fatos”, disse Araújo.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *