Paulo Magalhães defende indenização de terras cedidas para transmissão de energia

Deputado Paulo Magalhães (BA) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Minas e Energia aprovou, nessa quarta-feira (12), o projeto de Lei 4092/12, que obriga o pagamento de indenização, por parte das empresas de energia, aos donos de terras destinadas à instalação de linhas de transmissão de energia elétrica em área rural.

Segundo o relator do projeto na Comissão, o deputado Paulo Magalhães (BA), a liberação dessas terras ocorre, na maioria das vezes, de forma litigiosa e os proprietários que não dispõem de meios para contratar bons advogados não alcançam a justa compensação pelas limitações causadas com a utilização das faixas de passagens das linhas de transmissão e distribuição. “Na realidade, eles ficam à mercê das companhias, que, em geral, oferecem aos donos dos terrenos afetados indenização muito aquém da justa”, afirmou.

O projeto prevê a fixação de uma indenização mínima no valor de vinte por cento do preço da terra nua. “O limite mínimo sugerido é comedido e compatível com a jurisprudência aplicada por nossos tribunais nos casos aqui tratados”, concluiu Magalhães.

A matéria segue para apreciação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Verônica Gomes

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/Paulo-Magalhaes-defende-indenizacao-de-terras-cedidas-para-transmissao-de-energia-21-06-2013.mp3|titles=Paulo Magalhaes defende indenizacao de terras cedidas para transmissao de energia 21-06-2013]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *