Partido garante suspensão do deputado Leréia

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Cláudio Araújo

O plenário aprovou, hoje (23), parecer do deputado Sérgio Brito (BA), relator do processo no Conselho de Ética, pela suspensão do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) por 90 dias. Ele é acusado de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado pela Polícia Federal.

O deputado José Carlos Araújo (BA) lembrou que essa é a primeira vez que uma pena alternativa à cassação do mandato é aprovada pela Casa. “Não há comprovação de ligação ilegal entre Leréia e Cachoeira, mas a proximidade de um parlamentar com um contraventor levou à suspensão de seu mandato”, afirmou.

O parlamentar considerou censurável a estreita relação de amizade existente. “Um agente político do Poder Legislativo, que pode influir na vida dos brasileiros, deve preocupar-se com a legalidade dos seus atos”.

A bancada do partido votou de forma unânime pela suspensão. “Referendamos a decisão do Conselho de Ética, que é o órgão competente da Casa para fazer esse tipo de avaliação. O PSD deu uma demonstração de maturidade porque acompanhou a orientação que foi dada pelo Colegiado”,  destacou o líder da legenda, deputado Moreira Mendes (RO).

Ao todo, 353 parlamentares votaram pela suspensão do mandato de Leréia, com 26 votos contrários. Assim como no caso do ex-deputado Natan Donadon (Sem partido – RO), os votos foram abertos. “Transparente para a sociedade, como essas decisões devem ser”, concluiu Araújo.

Luís Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *