Parlamentares cobram incentivos para prática esportiva nas escolas

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Danrlei de Deus (RS) – Foto: Cláudio Araújo

O fortalecimento do esporte nas escolas, com foco na formação de atletas, foi defendido pelos deputados Danrlei de Deus (RS), vice-líder do PSD, e Evandro Roman (PR) durante audiência pública, nesta quinta-feira (9), na Comissão de Esporte, que recebeu o ministro George Hilton (Esporte). Os parlamentares destacaram a necessidade de ampliação do treinamento e da capacitação de profissionais de educação física para a preparação das crianças.

Para Roman, é na iniciação que se desperta a capacidade de um talento olímpico. “O esporte é algo que se planta em uma década e o grande resultado se colhe em outra. Para levarmos para dentro das escolas a capacitação para a iniciação esportiva, precisamos do envolvimento dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Saúde e do Esporte. Isso porque o profissional de educação física é generalista e diferencia, por exemplo, o esporte escolar da educação física”, explicou Roman.

Danrlei, que já foi atleta profissional, também destacou a importância da iniciação do esporte ainda na escola. Ele cobrou do ministro a ampliação da prática esportiva escolar em todos os municípios. “Eu comecei graças à escola onde estudava que incentivou a prática e tive a oportunidade para crescer. É importante que se dê essa chance a qualquer criança do nosso país”, afirmou. O parlamentar foi um dos propositores do debate.

O ministro reiterou que a prática no âmbito escolar é fundamental. “Queremos, a partir do Sistema Nacional do Esporte, trabalhar a prática da educação física, no ensino fundamental, em conjunto com o Ministério da Educação e, a partir daí, desenvolver essa cultura nas crianças”, destacou.

Durante a audiência também foram apresentados programas voltados para o fortalecimento do esporte nas Olimpíadas de 2016. Segundo o ministro, o Brasil está preparado para receber os jogos e um dos legados do evento será transformar o país em uma potência esportiva sustentável.

Os deputados Goulart (SP) e Fábio Mitidieri (SE) também participaram da audiência.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *