Parecer de Mitidieri acata proposta para fomentar futebol feminino

Deputado Fábio Mitidieri (SE) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Fábio Mitidieri (SE) – Foto: Cláudio Araújo

Paixão nacional, o futebol vive situações extremas quando o assunto é investimento na formação de base masculina e feminina. Para diminuir este contraste financeiro, a Comissão de Esporte (CESPO) aprovou, nesta quarta-feira (25), parecer do deputado Fábio Mitidieri (SE) ao Projeto de Lei 331/15.

A proposta destina 2% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o valor da arrecadação dos direitos de transmissão de imagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), destinado a fomentar o futebol feminino.

“A grande reclamação hoje dos clubes formadores é a falta de recursos, principalmente na base. Por outro lado, constatamos que a CBF tem obtido lucros gigantescos. Acreditamos que parte disso pode ser revertida para o futebol feminino”, disse o deputado.

De acordo com o relatório, a CBF arrecadou, somente em 2012, a quantia de R$ 91,6 milhões com os direitos de transmissão de imagem. No ano seguinte, os números saltaram para R$ 113,2 milhões. “Pelo menos 50% deste valor é lucro”, completou Mitidieri.

Caso a taxa de imposto seja revertida para fomentar o futebol feminino, 75% do valor será aplicado no desporto escolar. Os outros 25% serão investidos no esporte universitário.

A proposta tramita em caráter conclusivo e segue para análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *