O deputado Pedro Augusto Palareti (PSD-RJ) solicitou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que adote as medidas necessárias para retomar os investimentos do governo federal no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, situado no município de Itaboraí.
O parlamentar explicou que o Complexo Petroquímico foi criado para alavancar o setor de produção, refino e distribuição de petróleo, gás natural e derivados. No entanto, lembrou Palareti, as obras foram paralisadas no ano de 2015, por causa de inúmeros atos ilícitos e prisões de agentes públicos e empresários do segmento privado envolvidos no projeto.
“Já se passaram mais de seis anos da inauguração do complexo, sem que tenha havido qualquer iniciativa do Poder Público. Considerando a necessidade da geração de emprego e renda e o desenvolvimento do nosso País, torna-se imprescindível a adoção de políticas públicas para a retomada dos investimentos na localidade por parte do governo federal”, defendeu o deputado.
Na Indicação 933/21, encaminhada ao ministro, Palareti ressaltou que o Complexo Petroquímico foi um dos maiores investimentos do governo federal, tendo custado mais de R$ 10 bilhões e tendo sido construído sob a premissa de melhorar o setor industrial, econômico e ambiental, com o objetivo de ajudar a diminuir os preços dos combustíveis como consequência direta.
Renata Tôrres