Outubro Rosa: Misael Varella reforça necessidade de prevenção do câncer de mama

Deputado Misael Varella (MG). Foto: Cláudio Araújo

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorrerão, no Brasil, 74 mil novos casos de câncer de mama por ano até 2025. Ao apresentar esse dado, o deputado Misael Varella (PSD-MG) destacou que a prevenção é a melhor forma de combater a doença – daí a importância do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre esse tipo câncer.

O objetivo da campanha é divulgar informações sobre a enfermidade e fortalecer as recomendações para prevenção e diagnóstico precoce, a fim de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença.

Atualmente, no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são diagnosticados 73 mil novos casos da doença, e 18 mil mulheres vem a óbito por conta dela.

Mamografia
Segundo o parlamentar, a prevenção com exames de mamografia ainda é o caminho mais efetivo para o diagnóstico precoce da doença.

“Prevenir é a chave. É preciso apoiar o movimento Outubro Rosa, conscientizando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, reforçou.

Misael Varella é filho do ex-deputado federal Lael Varela, que idealizou o Hospital do Câncer de Muriaé – uma referência em tratamento oncológico em Minas Gerais.

Laço cor-de-rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama foi criado no início da década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Segundo dados do Inca, são esperados 704 mil casos novos de câncer no País para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Jaqueline Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *