Onofre Santo Agostini defende mais ações dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O deputado Onofre Santo Agostini (SC) defendeu em discurso no plenário da Câmara, no último dia 21, o aperfeiçoamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2010. Onofre fez um alerta para que o governo federal e os governos estaduais e municipais executem planos de gestão de resíduos sólidos.

O deputado, que protocolou o Projeto de Lei 4.846/12, com o objetivo de incluir dispositivos sobre campanhas educativas sobre o tema, ressaltou que esse tipo de ação é de fundamental importância para acabar com os lixões e incentivar a coleta seletiva. Em seu discurso, Onofre reforçou a necessidade de promover uma ampla campanha educativa, principalmente nas escolas para reduzir a produção de resíduos sólidos e aumentar a reciclagem. “Proponho que a realização de campanhas educativas seja um dos elementos obrigatórios nos planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. Estamos convencidos de que ações educativas adequadas em grande escala farão do Brasil nos próximos anos, um dos países mais avançados do mundo na gestão de resíduos sólidos urbanos”, declarou.

Em seu pronunciamento, Onofre citou dados da Associação “Compromisso Empresarial para Reciclagem” (Cempre) apontando que o Brasil alcançou resultados expressivos no campo da gestão do lixo urbano, especialmente no que diz respeito à reciclagem. “Em 2010, de acordo com a Cempre, o Brasil reciclou aproximadamente 98% das latas de alumínio consumidas no mercado nacional; é o país com a maior taxa de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Estamos muito acima da Europa e dos Estados Unidos, com taxas de reciclagem, respectivamente, de 64,3 e 58,1%”, disse o deputado.

Cada latinha reciclada economiza energia elétrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV, durante três horas. O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de nenhuma de suas características.

Da Redação

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_onofre_agostini_politica_nacional_de_residuos_solidos_25_02_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *