Onofre Agostini reconhece trabalho humanitário da Cruz Vermelha

Deputado Onofre Santo Agostini - PSD/SC (Foto: Heleno Rezende)

Na sessão solene desta manhã na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional da Cruz Vermelha, o deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), em nome da liderança do partido, congratulou-se com a entidade, idealizada com a função específica de levar assistência aos necessitados em todo o mundo.

“Quer no decorrer de uma guerra, quando muitas vidas estão em jogo, ou, até mesmo em períodos de paz, esta organização filantrópica tem como primeiro objetivo o de promover o bem-estar; por isto, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais”, comentou.

“A Cruz Vermelha”, ainda de acordo com o parlamentar catarinense, “trabalha com as minorias, tais como os idosos, deficientes físicos e mentais, doentes crônicos, dependendo da realidade de cada país em cada época”, acrescentou.

Onofre Santo Agostini ressaltou que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. “Seu interesse maior é com a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade”.

A data de criação da entidade é comemorada no dia do nascimento de Henry Dunant, exatamente hoje. Foi ele quem primeiro concebeu a ideia da Cruz Vermelha e acompanhou a sua criação. Também ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, e morreu em 1910.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também recebeu um Prêmio Nobel da Paz em 1917 – o único durante a Primeira Guerra Mundial – e outro em 1944, pelo desempenho na Segunda Guerra.

“A ideia de criação da Cruz Vermelha nasceu em 1859, mais de 50 anos antes de sua efetiva criação e reconhecimento internacional. Henry Dunant, um jovem suíço, se comoveu com o sofrimento no campo de batalha de Solferino, no Norte da Itália, onde os socorros militares não eram suficientes”, contou o deputado do PSD.

Em sua estrutura internacional, a Cruz Vermelha é formada por um Comitê Internacional e uma Liga das Sociedades, que engloba as diversas Sociedades Nacionais e todas as Sociedades do Crescente Vermelho.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha tem 25 membros suíços e está ligado diretamente às Convenções de Genebra. É um importante órgão de divulgação dos direitos humanitários, com base nos princípios da Cruz Vermelha.

“É por estas e outras razões que temos o dever de reconhecer o esforço daqueles que fazem funcionar a Cruz Vermelha Internacional e parabenizá-los pelo trabalho humanitário realizado em todo o mundo, sempre em socorro dos mais necessitados”, concluiu.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *