O Globo Online: Rosso libera bancada do PSD para avaliar apoio a outra candidatura

Em sinal de que deve desistir da disputa pela presidência da Câmara, deputado envia carta à sigla

BRASÍLIA – Em carta endereçada à bancada e ao futuro líder do PSD, Marcos Montes (MG), o atual líder do PSD, Rogério Rosso (DF), diz que, apesar do sonho de presidir a Câmara, deixa a bancada à vontade para avaliar o apoio a outros candidatos. Rosso está nesta segunda-feira em São Paulo e disse, por mensagem de celular, que sua candidatura ainda está mantida. Admitiu, no entanto, que ela é sintonizada com a bancada e o PSD.

– Candidatura mantida. Mas bancada e partido (estão) à vontade para, se acharem melhor, encontrar outros caminhos que não a candidatura do partido – disse Rosso, acrescentando quando questionado se manteria a candidatura mesmo sem o apoio do PSD:

– Minha candidatura é sintonizada com o partido. Tomaremos essa decisão em conjunto, porém continuo na caminhada e cumprindo minha agenda.

Rosso disse não saber quando a bancada e o partido irão se reunir para tratar dessa questão. Há duas semanas, integrantes da cúpula do PSD vem admitindo, nos bastidores, apoio à candidatura do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-DF). Rosso atribuiu isso a fofoca e garantiu ter o apoio do ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), principal liderança da legenda. Mas, na semana passada, questionado se poderia desistir da candidatura, ele disse que política “é como nuvem” e que “muita água vai passar por debaixo da ponte”

VÍDEO COM MÚSICA PRÓPRIA: SOMOS TODOS BRASIL

Além da carta, Rosso também fez um vídeo em que aparece executando a música “Somos Todos Brasil”, que disse ser de sua composição. Rosso disse que fez a música e que a letra foi sugestão de internautas de todo o Brasil. O vídeo o exibe tocando e presidindo a comissão do impeachment ou no plenário e intercala frases de internautas sobre o que esperam do país. Rosso diz no vídeo que seu maior desejo é aproximar a Câmara da sociedade.

Na carta, Rosso afirma que dedica a música à bancada e “em especial aos meus eleitores do DF e ao maravilhoso e soberano povo brasileiro”. Na campanha para presidência da Casa, Rosso fez vídeos dele andando de bicicleta, tocando guitarra, o que para muitos deputados mostra que sua real intenção é fazer a campanha para tentar, em 2018, o Senado ou o governo do Distrito Federal.

Integrantes da bancada afirmam que Rosso ganhou deles o aval para lançar a sua candidatura desde que ele conseguisse se viabilizar. Caso isso não aconteça, o partido prefere apoiar uma outra candidatura até como forma de evitar o isolamento e manter a vaga a que que tem direito na Mesa Diretora.

Na carta, Rosso volta a afirmar que, para ele, a candidatura à reeleição de Rodrigo Maia fere a Constituição Federal. “Mesmo com o apoio do partido e principalmente de grande parte da bancada entendo que dada às circunstâncias atípicas dessa eleição com alto grau de insegurança jurídica onde questiona-se no STF (que tenho plena confiança que exercerá em tempo o devido controle Constitucional que o caso merece) uma possível recondução do mesmo Presidente em dois biênios da mesma legislatura (parágrafo 4º do artigo 57 da CF), com absoluto desprendimento e gratidão, gostaria de deixar nosso futuro líder Marcos Montes e a nossa honrada bancada à vontade para se caso entenderem avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar a Casa o respeito e admiração da sociedade”, diz Rosso, em um trecho da carta.

A ÍNTEGRA DA CARTA DE ROSSO À BANCADA DO PSD

“Querida Bancada e prezado amigo e futuro líder Marcos Montes,

Tenho um objetivo e sei que é de vocês também: queremos um Brasil melhor em todos os sentidos. Nosso País com tantas potencialidades naturais, econômicas e acima de tudo pela força e garra do povo brasileiro deveria estar em outros patamares de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Por uma série de razões e circunstâncias vivemos talvez uma das maiores crises econômicas de todos os tempos sem contar o alto grau de instabilidade política e até mesmo institucional. O papel da Câmara dos Deputados nunca foi tão importante como hoje é para esses próximos dois anos. Sabemos que a Travessia será difícil. Por outro lado temos a oportunidade de enfrentarmos todos juntos as reformas e os grandes temas e questões que serão fundamentais para revertermos esse quadro. Nosso partido tem se destacado na Câmara como uma bancada altiva e propositiva, unida e leal a princípios éticos e sintonizada com os anseios da sociedade. Sou muito grato a todos sem exceção pela confiança e apoio que sempre depositaram em mim especialmente quando entenderam que posso representar o partido frente à Presidência da Casa. Nesses dois anos de liderança nossa atuação foi sempre respeitando o posicionamento de cada um buscando sempre a convergência de pensamento e ação conjunta da bancada e do Partido. Tenho viajado todo o País desde o início do ano e percebido que precisamos reaproximar a Câmara da sociedade. Esse é o meu maior sonho – reaproximar a Câmara dos Deputados da sociedade. Mesmo com o apoio do Partido e principalmente de grande parte da bancada entendo que dada às circunstâncias atípicas dessa eleição com alto grau de insegurança jurídica onde questiona-se no STF (que tenho plena confiança que exercerá em tempo o devido controle Constitucional que o caso merece) uma possível recondução do mesmo Presidente em dois biênios da mesma legislatura (parágrafo 4º do artigo 57 da CF), com absoluto desprendimento e gratidão, gostaria de deixar nosso futuro líder Marcos Montes e a nossa honrada bancada à vontade para se caso entenderem avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar a Casa o respeito e admiração da sociedade. Estou em São Paulo cumprindo agenda e continuarei a defender de todas as formas uma agenda legislativa para esses próximos dois anos focadas nas reformas econômicas com justiça social e no debate dos temas necessários para transformamos essa grave crise em oportunidades e esperança a nossa gente. Nossa caminhada está apenas no início. Encaminho para vocês uma singela música que fiz chamada ” Somos todos Brasil” que dedico a todos vocês e em especial aos meus eleitores do DF e ao maravilhoso e soberano povo brasileiro. Um grande abraço a todos e vamos juntos. Fiquem com Deus e contem sempre comigo”.

Isabel Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *