O Globo Online: Consulta sobre legalidade de reeleição de Rodrigo Maia segue para Mesa da Câmara

Centrão quer barrar eventual candidatura do deputado do DEM à presidência da Câmara

BRASÍLIA Está nas mãos dos integrantes da Mesa da Câmara consulta encaminhada pelo líder do PSD, Rogério Rosso (DF), à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a legalidade da reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao término do mandato tampão de presidente da Câmara, em fevereiro. O recurso de Rosso foi encaminhado pela CCJ à Mesa, presidida pelo mpróprio Maia e que tem o prazo de duas sessões para deliberar se devolve para análise na comissão ou não.

Como o Congresso entra em recesso na próxima sexta-feira e só volta em 1º de fevereiro e a eleição está marcada para o dia 02 , dificilmente a consulta terá efeito, restando ao Centrão o recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar barrar uma eventual candidatura de Maia.

Ontem à noite, os líderes do Centrão se reuniram em um jantar, mas ainda não houve acordo sobre quem será o candidato do grupo à presidência da Câmara. A disputa maior é entre os líderes Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO).

Tenho certeza que o presidente Maia não quer uma eleição judicializada. Já temos insegurança jurídica demais. O Parlamento tem condições de resolver rapidamente essa questão apelou Rosso.

Rodrigo Maia ainda não veio hoje à Câmara. Ontem ele foi ao Maranhão para participar do funeral do deputado João Castelo (PSDB-MA) e retornou à noite a Brasília. Hoje ele cancelou compromissos da agenda pela manhã.

Maria Lima

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *