Necessidade de curso superior para treinador é tema de debate

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Danrlei de Deus (RS) posicionou-se contra a obrigatoriedade da formação em Educação Física para treinadores de futebol. Em audiência pública realizada pela Comissão do Esporte (CESPO), nessa quarta-feira (2), o parlamentar defendeu que para a formação de um jogador profissional é importante o trabalho em conjunto de treinadores e preparadores físicos. “O ideal é que se trabalhe com a dupla, lado a lado. Mas obrigar o treinador a fazer Educação Física, não! Trabalho físico é uma coisa, técnica e tática são outra”.

O debate teve como objetivo discutir propostas de alteração à Lei dos Treinadores (8.650/93), defendidas pela Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol. As novas regras incluem a obrigatoriedade da formação em Educação Física e o pagamento pelo direito de imagem aos treinadores.

Para Danrlei, é preciso deixar claro a diferença de um educador físico atuando no futebol profissional ou em trabalhos sociais. “É importante a formação para comandar trabalhos em periferias, com crianças de rua. Quando se fala do futebol, no entanto, duvido que a teoria mande mais que a experiência de um jogador que esteve dentro de campo por mais de 20 anos. Além disso, todo técnico pode e deve ter em sua equipe um preparador físico para atuar ao seu lado”, finalizou.

Danielle Marques

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *