Municípios das calhas do Rio Madeira e Purus pleiteiam linha de transmissão de energia das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio

Prefeitos dos municípios localizados na Região Sul do Amazonas estão reivindicando compensações sociais e financeiras provenientes do funcionamento das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, construídas em trecho do leito do Rio Madeira. De acordo com os políticos, a viabilização das hidrelétricas impactou sobremaneira os municípios das calhas dos Rios Madeira e Purus.

Visando atender a solicitação dos prefeitos, o deputado federal Carlos Souza (PSD/AM), enviou um indicativo ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pleiteando a implantação de subestações de rebaixamento para contemplar os municípios de Lábrea, Canutama, Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Borba, que elaboraram a “Carta de Humaitá”, reivindicando uma linha de transmissão de energia para abastecer estes municípios. Outras propostas foram elencadas no documento, citados abaixo:

A disponibilização da linha de transmissão de energia oriunda das referidas hidrelétricas ou da hidrelétrica Samuel situada no município de Porto Velho. O incremento dos investimentos em agricultura familiar, educação (transporte e merenda escolar), combate efetivo à mortalidade infantil. A adoção de medidas para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e a finalização do zoneamento ecológico-econômico da região do Rio Madeira e sul do Estado do Amazonas.

“Acredito que o Ministro Lobão vai interceder por estes municípios, pois não é justo que sejam atingidos apenas com os prejuízos, mas que possam ser contemplados com benefícios”, destacou Souza.

Mirelly Maria
Assessora de imprensa do dep. Carlos Souza 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *