Moreira Mendes participa da instalação da Frente Pró-Gás Natural e defende a criação de gasoduto em Rondônia

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) participou, na última terça-feira (29), do lançamento da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural, que nasce com a adesão de 213 deputados e 15 senadores e tem como proposta uma política nacional para o gás natural no Brasil. A frente será presidida pelo deputado Mendes Thame (PSDB-SP). Segundo o parlamentar rondoniense, trata-se de uma iniciativa de fundamental importância para encontrar respostas, por que, por exemplo, o gasoduto Urucu-Porto Velho até hoje não foi construído.

Na reunião, Moreira Mendes lamentou e protestou pelo fato do governo não permitir a execução desse projeto. Segundo ele, a obra seria um atrativo para incentivar outras empresas a se estabelecerem em Rondônia o que ajudaria no desenvolvimento econômico e sustentável da região.

“Sabemos que em Rondônia a bacia de Urucu no rio Juruá tem uma importante reserva de petróleo e gás natural subaproveitada, que está pronta e infelizmente o governo federal não viabilizou a construção desse gasoduto. Em nome de todos os rondonienses, precisamos encontrar respostas porque o gasoduto Urucu-Porto Velho não foi construído. Com o gás natural na região poderíamos mudar o paradigma do desenvolvimento do nosso estado e atrairmos grandes indústrias para a região Norte. O gás natural é uma fonte de energia sustentável barata e limpa e que pode atrair grandes investidores para Rondônia a partir de Porto Velho”, explicou Moreira Mendes.

Para o presidente da Frente, Mendes Thame, a proposta será estimular a participação mais destacada do gás natural na matriz energética brasileira. “Estamos num esforço concentrado dos deputados de diversas regiões no sentido de mudar, incentivar e incrementar a participação desse insumo que pode ser estratégico para produção e para fornecimento de energia para o Pais. Precisamos de mais produção com menor custo e mais resolutividade”, disse.

Thame ressaltou, também, a importância da participação do deputado Moreira Mendes como membro da Frente. “Moreira Mendes trouxe observações riquíssimas mostrando que o Brasil como um todo não é um País unívoco, ele é um continente com diversidades regionais, com problemas completamente diferentes conforme cada uma das regiões brasileira. Ele defende sua região com vigor e conhecimento técnico que nos dá uma imensa força para reivindicar e continuar trabalhando no sentido de oferecer oportunidades concretas para melhorar a vida das pessoas”, explicou.

Luciana Andrade
Assessora de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *