Moreira Mendes parabeniza Ariquemes pelos 35 anos de sua emancipação

O município de Ariquemes completou na semana passada (11/10), 35 anos de emancipação política. O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) ressaltou a importância da criação do município e homenageou os valorosos homens e mulheres que ajudaram na construção e, no desenvolvimento da cidade.

“Em 11 de outubro de 1977, a nossa querida Ariquemes conquistou sua emancipação política. Estamos de parabéns pelos 35 anos de existência da nossa cidade. É com alegria que cumprimento toda a população, os homens do campo e a todos os pioneiros que ajudaram a construir essa cidade tão pujante e prazerosa, que é Ariquemes. Faço esse cumprimento especial na pessoa de todos os vereadores e na pessoa do prefeito, Márcio Londe Raposo. Parabéns Ariquemenses!”, enalteceu Moreira Mendes.

História de Ariquemes

A cidade foi criada em uma região habitada pelos índios Arikemes.  A extração das seringueiras atraiu a presença de extrativistas para lá. Mesmo não sendo uma população predominantemente indígena – em virtude da miscigenação –, o município conservou o nome da tribo indígena.

Durante o primeiro ciclo da borracha, em 1900, começou a ocupação do Vale do Jamary. Porém, somente em 1909, a ocupação foi efetivada. A região foi delimitada em 1915 pela resolução Número 735, de 06 de outubro, e denominada terceiro Distrito do município de Santo Antonio do Rio Madeira.

Trinta anos depois a região passaria a fazer parte do município de Porto Velho e se chamaria Distrito de Ariquemes – já com a nova grafia. Graças ao Decreto de Lei Número 5.912 do então presidente da República Getúlio Vargas.

Outro marco histórico ocorreria em 11 de outubro de 1977, quando Ariquemes adquire sua emancipação política com a instalação política do município no dia 21 de novembro.

Ficha técnica

É um município brasileiro, localizado no estado de Rondônia. Está situado a uma altitude de 142 metros, a 202 km de distância da capital e tem uma população estimada em 90.353 habitantes.

Luciana Andrade
Assessora de imprensa
Fonte: IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *