Moreira Mendes: demarcação de terras indígenas continua sem solução

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Moreira Mendes (RO) voltou a criticar duramente a forma como são feitas as demarcações de terras indígenas no país durante audiência pública que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, nessa quarta-feira (26), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). “Até o momento nada foi feito para reduzir ou acabar com os conflitos entre indígenas e produtores rurais”, afirmou.

Segundo Mendes, o ministro não apresentou nenhuma novidade. Durante a audiência, Gilberto Carvalho defendeu o diálogo e a paz na mediação das disputas por terras e confirmou a edição de portaria já anunciada pelo governo para complementar o Decreto 1775/96 que trata do procedimento administrativo de demarcação dessas áreas.

O parlamentar defende a volta da vigência da Portaria 303/12, da Advocacia-Geral da União (AGU), e a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/00. “O ato de demarcação de terras indígenas deve ser completamente reformulado. Precisamos de extrema transparência, permitindo que todos os envolvidos tenham o direito de se manifestar e defender”, enfatizou.

Mendes ressaltou que sozinha, a Fundação Nacional do Índio (Funai), edita a portaria que inicia o estudo da demarcação, escolhe e nomeia antropólogos sem concurso ou mesmo sem pertencer ao quadro de funcionários do governo. “Ela estuda a área, demarca e ainda julga, um completo absurdo”.

No mês de maio, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também prestou esclarecimentos sobre o mesmo assunto.

Jaque Bassetto

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/26-06-2013-demarcacao-de-terras-indigenas-continua-sem-solucao.mp3|titles=26-06-2013 – demarcacao de terras indigenas continua sem solucao]

Assista a matéria em vídeo:

[youtube_video id=”a9Hr7Dn8EqY”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *