Moreira Mendes defende equilíbrio no repasse de recursos aos municípios

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Assessoria

O deputado Moreira Mendes (RO) criticou nessa terça-feira (9) o atual pacto federativo do Brasil que, segundo ele, não resolve os problemas das prefeituras. De acordo com ele, os municípios precisam de repasse mais justo e equânime na distribuição da riqueza.

A análise foi feita em reunião com cerca de 40 prefeitos de Rondônia que vieram a Brasília participar da XVI Marcha a Brasília em defesa dos municípios. Dentre as principais reivindicações dos prefeitos estão o aumento de 2% no Fundo de Participação aos Municípios (FPM) e os reajustes dos programas federais.

“As melhorias para os municípios não precisavam ser reivindicadas pelos prefeitos. Bastaria a distribuição mais equilibrada da riqueza nacional entre governo federal, estadual e municipal. Mas a cada ano que passa o governo federal sempre diminui o recurso do lado mais fraco, que são as prefeituras. Precisamos de uma grande mobilização para poder tirar o governo da inércia. Neste momento de crise que estamos vivendo, o governo cogitava liberar dinheiro para salvar Eike Batista. Isso é desprezar as pessoas e debochar dos prefeitos”, criticou Moreira.

Para o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, Moreira foi corajoso em seu posicionamento perante prefeitos e parlamentares da bancada de Rondônia.

“Parabenizo o deputado por sua coragem e sinceridade. Ele disse que Brasília é o “olho do furacão”, muita falácia e nada de concreto. É verdade. O governo faz cortesia com o chapéu dos outros. Nós prefeitos sofremos com a falta de recursos. Muitas vezes não temos dinheiro nem para consertar uma ambulância. Então, precisamos que o governo olhe pelos municípios”.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *