Moreira Mendes defende criação de agência de fomento para extensão rural

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) discutiu a formalização da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, durante reunião na manhã desta quarta-feira (29). O objetivo é criar uma agência de fomento para desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de ponta para produtores rurais. A reunião foi realizada em conjunto com a Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Rural.

O deputado Moreira Mendes (RO), vice-presidente da comissão, disse que a cada dia o Brasil mostra sua força na agricultura e pecuária, mas as tecnologias ainda não chegam aos pequenos produtores. “Hoje já somos campeões na produção, mas muito por conta do grande produtor. Faltam incentivos ao pequeno produtor. É ele quem mais precisa de tecnologia e capacitação para aliar produção e sustentabilidade”, destacou.

O parlamentar espera que a agência seja efetivamente para prestação de assistência técnica e extensão rural. “Precisamos beneficiar desde a agricultura familiar até o grande produtor rural. Esperamos que não seja um instrumento para implantação de princípios ideológicos”, afirmou.

Em 1990, o ex-presidente Collor extinguiu a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater). Em 2003, foi criado o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para regulamentar a extensão rural e formar novos agentes.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *