Moreira Mendes debate controle de febre aftosa

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

Audiência pública sugerida pelo deputado Moreira Mendes (RO), para discutir a suspensão da cobrança de taxa da Guia de Trânsito Animal (GTA) em Rondônia, foi realizada nessa terça-feira (18) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O parlamentar, que também é 1º vice-presidente da comissão, mostrou-se preocupado com o prejuízos que a decisão pode causar.

“A determinação não reflete apenas em Rondônia, mas afeta os países vizinhos como a Bolívia e, também, os demais estados, como Amazonas e Mato Grosso, uma vez que, caso a administração falhe e surja um novo foco de febre aftosa, vai ser um desastre para todos”, destacou.

Segundo o deputado, Rondônia é o único estado da região Norte que está há mais de seis anos livre da febre aftosa, devido às ações de vacinação. “Nós não podemos correr o risco de perder esse status. O controle dessa doença é monitorado em todo o mundo e nós, do Brasil, como um dos principais fornecedores de carne, seremos os maiores prejudicados se houver um retrocesso nessas ações”, avaliou.

Moreira fez uma avaliação positiva da audiência. Conforme ele, o debate foi neutro e contribuiu para a busca de uma solução no impasse da cobrança. “Precisamos ter grandeza em tentar encontrar um caminho para que o processo continue como sempre foi, financiado pela iniciativa privada e pelo produtor rural, mas que ajuda o governo nesta ação de parceria com a qual conseguimos erradicar a febre aftosa em Rondônia”, concluiu.

A cobrança da taxa foi interrompida em função de decisão da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) que suspendeu a parceria público privada que exercia com o Fundo Emergencial de Febre Aftosa do Estado de Rondônia (Fefa), responsável pelo recolhimento.

Jaque Bassetto

Ouça também a matéria de rádio:

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/Moreira-Mendes-esta-preocupado-com-controle-de-febre-aftosa-18-06-2013.mp3|titles=Moreira Mendes esta preocupado com controle de febre aftosa]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *