Eleuses critica justificativas de Padilha para programa Mais Médicos

Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) recebeu, nessa quarta-feira (14), o ministro da saúde, Alexandre Padilha, para debater os pontos do programa Mais Médicos, proposto pelo governo por meio da Medida Provisória 621/13. O ministro apresentou dados sobre as condições do Brasil quanto a necessidade de atrair mais médicos para o país.

Membro da Comissão e vice-líder do PSD, o deputado Eleuses Paiva (SP) criticou o plano apresentado por Padilha. “Todos nós somos favoráveis a ter mais médicos. O que nos difere do ministro é que somos contra maus profissionais. A proposta do governo cria uma ilusão para a sociedade, que não conhecem os baixos padrões de qualidade dos médicos que estão sendo importados por meio dessa malfadada MP. O Ministério deveria ter mais responsabilidade com o povo”, afirmou.

Eleuses mostrou-se indignado com a falta de parâmetros para a entrada dos médicos estrangeiros no país. “Quem faz o Revalida é o próprio governo. Se o ministro da Saúde diz que não aplicará o exame por considerar que, dessa forma, essas pessoas não poderão exercer a profissão, é porque esses médicos não estão adequadamente capacitados”.

Membro da comissão, o deputado Dr. Paulo César (RJ) disse estar preocupado com a urgência de uma solução para o problema. “Esse é um tema de extrema importância para o país. Devemos colocar em primeiro lugar a necessidade imperiosa de termos mais médicos no interior e nas periferias das metrópoles. Assistimos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, uma falta completa desses profissionais”.

Padilha rebateu as críticas afirmando que em países como Inglaterra e Estados Unidos são empregados 25% e 37%, respectivamente, de médicos estrangeiros. “Esse dado é verdadeiro, mas o ministro se esquece que eles atraem os melhores profissionais do mundo. No Brasil, não vejo política para trazer o que há de melhor, só para o que há de pior”, concluiu Eleuses.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *