Ministério da saúde realiza pesquisa para avaliar impacto da iodação do sal na saúde dos brasileiros

O Ministério da Saúde está realizando a segunda pesquisa nacional para avaliar o Impacto da Iodação do Sal na saúde da população brasileira, através da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição em consonância com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O objetivo é o controle e a prevenção de carências nutricionais mais relevantes no Brasil, entre elas os Distúrbios por Deficiência de Iodo (DDI).

A informação repassada pelo Ministério foi concedida em resposta a um indicativo do deputado federal Carlos Souza (PSD/AM), que solicitou ações do Ministério para reduzir a doença do Bócio Endêmico na Região Amazônica. De acordo com o parlamentar, este distúrbio, que tem origem na deficiência de iodo no sangue, também conhecido como ‘Papo’, acomete cem pessoas em cada grupo de mil habitantes.

O órgão afirmou que pretende avaliar se o sal oferecido à população é capaz de fornecer a quantidade necessária de iodo para prevenir e controlar o DDI sem risco de ocorrência de doenças associadas ao consumo excessivo deste micronutriente. Dessa forma, estão sendo avaliados aproximadamente 20 mil estudantes entre 6 e 14 anos em 802 escolas de todo o país.

“As pesquisas do Ministério são relevantes, todavia o problema do bócio endêmico já é antigo na região, precisamos de medidas eficazes e rápidas para solucionar essa questão”, salientou Souza.

Mirelly Maria
Assessora de imprensa do dep. Carlos Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *