Metrópoles Online | Política: Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

A vitória amplia a gestão do parlamentar no comando da Casa, iniciada em julho do ano passado, após a renúncia de Eduardo Cunha

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito com 293 votos nesta quinta-feira (2/2) presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. A vitória amplia a gestão do parlamentar no comando da Casa, iniciada em julho do ano passado, após a renúncia de Eduardo Cunha. Em segundo lugar, ficou Jovair Arantes (PTB-GO), com 105, seguido por André Figueiredo (PDT-CE), com 59 votos.

Júlio Delgado (PSB-MG) obteve 28 votos. Luiza Erundina (Psol-SP), por sua vez, recebeu 10. Já o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) teve quatro.

Após a vitória, Rodrigo Maia afirmou que ser presidente da Casa é um desafio. Ele acrescentou que o peso do auxílio do governo a sua candidatura foi a lealdade à pauta econômica do Planalto e que o presidente da República, Michel Temer, acabou pressionado pelos concorrentes de Maia na última hora e, por isso, preferiu não se envolver diretamente no momento antecedente ao desfecho do pleito.

Mesa Diretora

A votação para dois cargos da Mesa Diretora foram para o segundo turno. O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) foi eleito 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados em segundo turno, com 265 votos contra 204 de Osmar Serraglio (PMDB-PR). Já o cargo de 3º secretário será ocupado pelo deputado JHC (PSB-AL), eleito também em segundo turno com 240 votos contra 220 de João Fernando Coutinho (PSB-PE).

André Fufuca (PP-MA) foi eleito para segundo vice-presidente. Para primeiro secretário, Giacobo (PR-PR) venceu a disputa. Já para segundo secretário, Mariana Carvalho (PSDB-RO) obteve a preferência dos colegas do Legislativo. Rômulo Gouveia (PSD-PB) foi eleito quarto secretário.

Dagoberto (PDT-MS) foi eleito primeiro suplente, seguido por César Halum (PRB-TO), Pedro Uczai (PT-SC) e Carlos Manato (SD-ES).

Mais sobre o assunto Câmara dos Deputados elege presidente nesta quinta (2/2). Acompanhe Ministro do Supremo libera candidatura de Maia à reeleição na Câmara Jair Bolsonaro registra candidatura à presidência da Câmara Ao defender a sua candidatura antes da votação, Rodrigo Maia – que teve o apoio do PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB – defendeu as reformas trabalhistas e previdenciárias para retirar o Brasil da crise econômica.

Garantiu que vai privilegiar a discussão de um novo pacto federativo, diante das dívidas dos estados e municípios. Além disso, afirmou que a reforma política é urgente. “A sociedade espera um sistema eleitoral que legitime nossos mandatos, que legitime a participação da sociedade”, disse. Para ele, o atual sistema eleitoral é caro e está sem previsão de financiamento.

Para ele, não só a independência dos poderes é importante, mas também a harmonia. Maia criticou a excessiva interferência do Poder Judiciário no Poder Legislativo. Segundo ele, durante o processo de eleição do presidente da Câmara essa interferência aconteceu por iniciativa dos próprios parlamentares. “Até um juiz de primeira instância se alvorou em interferir na nossa eleição”, citou.

“Por isso, quando se fala em Câmara forte, precisa se atuar para a Câmara ser forte”, defendeu. “Precisamos atuar para resolver os nossos problemas aqui dentro”, completou.

Mais sobre o assunto Câmara dos Deputados elege presidente nesta quinta (2/2). Acompanhe Ministro do Supremo libera candidatura de Maia à reeleição na Câmara Jair Bolsonaro registra candidatura à presidência da Câmara Antes do pleito, cada um dos seis candidatos teve 10 minutos para discursar no plenário aos colegas. Em meio aos discursos dos líderes dos partidos na Câmara, parlamentares fizeram um minuto de silêncio em intenção da ex-primeira-dama Marisa Letícia. A família do ex-presidente Lula autorizou a doação de órgãos dela na manhã desta quinta.

Barrados

O vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), impugnou pela manhã seis candidaturas que haviam sido registradas para cargos da Mesa Diretora. A votação para escolher quem vai ocupar as vagas ocorre após a eleição para presidente da Casa.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, 14 urnas eletrônicas foram instaladas para a votação.

Da Redação

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *