Mendes vai presidir subcomissão de combate à cartelização do agronegócio

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

Foi instalada nesta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados, a Subcomissão Permanente de Controle à Cartelização do Agronegócio no Brasil. O deputado Moreira Mendes (RO), vice-líder do PSD, foi escolhido presidente do colegiado. Os trabalhos serão desenvolvidos para evitar práticas monopolistas que provocam prejuízo aos produtores rurais e buscar soluções no mercado nacional para  proteger a produção agropecuária.

Moreira Mendes ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, a prática do cartel prejudica os produtores e consumidores em benefício de um único grupo econômico. “O cartel é a centralização de poder na mão de um único prestador de serviço. Em Rondônia, temos quase 100% dessa prática no abate de bovinos. Nosso objetivo é  identificar esses casos para pedirmos providências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que é responsável por fiscalizar esses abusos”, afirmou.

Os membros do colegiado explicaram que a cartelização tem desestimulado a produção agrícola, atingindo a pecuária, a citricultura, o mercado de insumos, fertilizantes e medicamentos de uso veterinário. Por conta disso, aprovaram cinco requerimentos de convocação do presidente da Marfrig, Marcos Molina; da Friboi, Joesley Batista; da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antônio Jorge Camardelli; da Ouro Fino Agronegócio, Dolivar Neto; e o secretário de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Rodrigo Figueiredo, para prestarem esclarecimentos sobre a cadeia produtiva da carne no Brasil.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *