Marx Beltrão: Turismo, o legado e os desafios

Há um ano, comemoramos o Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, com um pacote inédito de medidas para impulsionar o setor no País. Havíamos recém-lançado o plano Brasil Mais Turismo, que trouxe uma série de soluções técnicas para demandas históricas, com metas para estimular a geração de empregos e fortalecer nossos destinos. Após 12 meses, temos conquistas importantes e ainda grandes missões pela frente.

Alagoas surfou no cenário favorável de aporte de investimentos, confiança do mercado e estratégias de governo alinhadas. Houve um salto.

Batemos recordes na movimentação do Aeroporto Zumbi dos Palmares, no verão, na chegada de turistas internacionais – que cresceu 320% em relação a 2016 – e dobramos o fluxo de cruzeiros marítimos. Maceió assumiu a liderança como destino mais procurado da maior operadora da América Latina e mais de 20 empreendimentos turísticos estão em construção no estado.

Numa cadeia produtiva que envolve mais de 50 segmentos, isso se traduz na criação de milhares postos de trabalho e na geração de renda para os alagoanos. O turismo é um aliado eficiente para enfrentarmos a alta taxa de desemprego do País de maneira rápida e sustentável.

Agora, temos um legado. Deixei o Ministério do Turismo com cerca de R$ 800 milhões em obras de infraestrutura, espalhadas por todas as regiões de Alagoas, em contratos com o governo do estado e com os municípios. De imediato, esses investimentos mantêm o setor de construção civil aquecido, com empregos e perspectiva de desenvolvimento.

Mas precisamos estar prontos para os desafios seguintes. Isto é, ambiente de negócios competitivo, legislação moderna e mais recursos para promoção.

Por isso, minha grande luta no Congresso Nacional é a aprovação de medidas que resolvam esses gargalos, reunidas no projeto de lei (PL 2724/15) que apresentamos há pouco mais de um ano: a transformação da Embratur em agência, a modernização da Lei Geral do Turismo e a abertura total do capital estrangeiro das empresas aéreas.

O objetivo é ter menos burocracia, mais competitividade e ofertas melhores para o consumidor final. A proposta está pronta para votação no plenário da Câmara, mas precisa ser pautada. Como militante do turismo, aproveito a data especial para dizer que estou sempre à disposição de todos que fazem o setor e pronto para as próximas batalhas!

Deputado Federal Marx Beltrão
Publicado originalmente na Gazeta Web

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *