Marcos Montes – Origem duvidosa: Importação de leite do Uruguai mobiliza lideranças

Conversando – Bem-vindos a mais esta conversa semanal – que aliás, me faz lembrar de encontro ao estilo mineiro que tive dias atrás com o prefeito de Uberlândia, meu amigo e ex-colega de Câmara dos Deputados, Odelmo Leão, e o vice-prefeito, meu companheiro de PSD, Paulo Sérgio. Em pauta, política e economia em Minas Gerais, e no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba em especial. A foto postada por Odelmo no Instagram provocou muita curiosidade e comentários bairristas por parte dos triangulinos.

Sem pé nem cabeça – Vou ser sincero com vocês. Cheguei a ficar chateado com as insinuações maldosas sobre eu ter sido beneficiado com a liberação de emendas em troca do voto pelo adiamento do processo contra o presidente Michel Temer – que ficou pra depois que ele deixar o cargo. Com o passar dos dias, entretanto, percebi que, de tão sem pé nem cabeça, estas insinuações não devem tirar o sono de ninguém.

Perguntar não ofende – Amigos antenados têm questionado o motivo de quase ninguém ter publicado os valores das emendas liberadas para os deputados que votaram contra o adiamento do processo, inclusive filiados do PT. Pra se ter uma ideia, dos poucos mais de dez parlamentares beneficiados com mais de R$ 10 milhões está um petista de nome e renome. Quem dera eu tivesse recebido este valor! Poderia socorrer mais instituições necessitadas, especialmente da saúde.

Para todos – O certo é que todo ano situação e oposição têm direito a incluir emendas em valores iguais ao Orçamento da União. E ainda: as emendas são impositivas, e portanto, o governo federal é obrigado a liberá-las.

Leite em destaque – Cadeia produtiva do leite mobilizou a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).  Em audiência pública na comissão, e logo a seguir, reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, discutimos e pedimos soluções para os problemas enfrentados pelo setor.

Importação – Na pauta da mobilização, destaque para a importação de leite do Uruguai – sem dúvida, uma ação que está a exigir medidas urgentes. Não se trata de proibir, mas sim, de estabelecer critérios no processo de  importação, que tem acontecido aleatoriamente. Além do Ministério da Agricultura, estamos buscando a participação dos ministérios das Relações Exteriores e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e da Presidência da República.

Comemorando – E voltando aos assuntos regionais, foi uma alegria acompanhar, na sexta-feira, a assinatura do convênio entre as partes envolvidas com o funcionamento do Hospital Regional de Uberaba, cuja inauguração vai acontecer dia 4 de setembro.

Aliança – Mais do que a realização de um sonho de Uberaba e da região, o hospital repercute uma série de fatos históricos, que vão desde a implementação de um amplo Conselho Gestor até a aliança entre duas instituições de ensino superior com sede no município: a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com seus hospitais, além da participação da Fundação Educacional e de Pesquisa (Funepu).

Gente especial – Mais uma vez parabenizo o prefeito Paulo Piau pela seriedade, serenidade e criatividade com que formatou a gestão do Hospital Regional, cumprimento os reitores Ana Lúcia de Assis Simões (UFTM) e Marcelo Palmério (Uniube) pelo compromisso com a saúde pública, e rendo minhas homenagens ao meu amigo e companheiro de PSD, Iraci Neto (secretário de Saúde e presidente do Conselho Gestor), que tem correspondido às mais exigentes expectativas.

Sugestões – E não poderia encerrar esta coluna sem conversar com vocês sobre a campanha lançada no Facebook pelo PSD de Uberaba – que tenho grande orgulho de presidir. O partido abriu espaço para que a população apresente sugestões de projetos e de outras proposições.

Bem-vindos – Elas serão repassadas aos vereadores Ismar Marão, líder do PSD na Câmara de Uberaba, e Agnaldo Silva, vice-presidente da Câmara de Uberaba, e a mim. Ideias serão analisadas pelas nossas respectivas assessorias jurídicas, para avaliação sobre a forma de encaminhamento das matérias. Mandem suas ideias para o endereço a seguir: (sugestoespsduberabamg@gmail.com).

Um abraço e até a semana que vem.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *