A pedido da deputada Luisa Canziani (PSD-PR), a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (23) uma sessão solene para celebrar os 30 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB), completados em 10 de fevereiro.
“Nessas três décadas, a autarquia executa a missão de promover a capacitação científica e tecnológica do País visando à solução de problemas em benefício da sociedade. A agência gera emprego e renda, amplia a consciência sobre o que ocorre no território nacional e melhora a gestão do meio ambiente”, defendeu.
A parlamentar também ressaltou a importância da tecnologia aeroespacial no cotidiano do brasileiro. “O uso de satélites, por exemplo, aprimora as telecomunicações e fornece dados cruciais para prevenção de eventos climáticos e ambientais, além da defesa das fronteiras nacionais”.
Educação
Canziani presidiu a solenidade, que contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. As duas reforçaram a necessidade de mais mulheres no meio científico e destacaram o Programa AEB Escola como ferramenta para incentivar as meninas a estudarem ciências e engenharia e também no desenvolvimento de jovens cientistas.
“Ele [o programa] é dedicado à divulgação científica no âmbito da Educação Básica. Essa iniciativa conferiu a inúmeros brasileiros e brasileiras a oportunidade de descobrir a vocação para pesquisa científica e tecnológica”, diz Canziani.
AEB
Luisa Canziani destacou ainda o papel da Agência Especial Brasileira no desenvolvimento do Centro de Alcântara, no Maranhão, um dos melhores pontos do mundo para o lançamento de satélites.
“Situada nas proximidades da linha do Equador, em localidade com baixa densidade demográfica e com facilidade de acesso ao mar, a base de Alcântara é considerada o mais bem localizado centro de lançamento do mundo”, afirmou Luísa.
Carlos Augusto Xavier