Luísa Canziani é eleita presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara


Deputada Luísa Canziani (PR). Foto: Cláudio Araújo

A deputada Luísa Canziani (PSD-PR) foi eleita, nesta quarta-feira (16), a nova presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CC&TI) da Câmara dos Deputados para o ano de 2023.

Esse é o segundo colegiado comandado pela parlamentar. Por dois anos, em 2019 e 2020, Canziani presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, tendo sido sendo “a presidente de comissão mais jovem da história do Brasil”, como conta ela, que tinha 22 anos à época.

Agora com 26 anos, planeja promover debates na CC&TI e pautar propostas que valorizem e criem mais oportunidades para mulheres no campo científico. “Considero a CC&TI uma das comissões mais importantes da Casa, porque é fundamental na indução do desenvolvimento econômico e na redução das nossas desigualdades. Esta presidência assume o compromisso de incentivar a participação de meninas e mulheres na ciência, na tecnologia e na educação”, declarou.

Com 23 votos favoráveis para assumir o colegiado, Luísa é advogada e está em seu segundo mandato na Câmara. A deputada paranaense destacou a presença feminina em posições que discutem a ciência brasileira. Ao mesmo tempo em que uma mulher toma a frente da CC&TI, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, outra mulher, Luciana Santos, chefia a pasta. “Isso é muito simbólico”, afirma Canziani, em referência à ministra.

Bancada do PSD
A nova presidente da comissão agradeceu o apoio do líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e à bancada pelo apoio à sua indicação para o cargo.

“O sentimento é de muita responsabilidade, mas, sobretudo, de muita gratidão ao meu partido e à nossa bancada do PSD, que nos deu essa oportunidade. Agradecer a parceria com o meu líder, o deputado Antonio Brito. Todos conhecem e sabem da competência e da humanidade dele, sempre com espírito público, escutando a todos e construindo pontes. Agradecer também aos meus colegas de bancada, especialmente, os colegas do Paraná”, disse.

Canzini também homenageou o pai, o ex-deputado federal Alex Canziani, que, para ela, é uma referência de líder e de inspiração. “Foi a pessoa que ocupou esta Casa por mais de 20 anos e que me ensinou, em família, o poder transformador da educação”, ressaltou.

Atribuições da comissão
Criada neste ano a partir de desmembramento de uma comissão em duas, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação analisará e debaterá, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologias da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais e o desenvolvimento tecnológico.
A escolha dos vice-presidentes do colegiado ficou para outra reunião, ainda não marcada.

Carlos Augusto Xavier, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *