Liliam Sá assina pacto para proteção de crianças e adolescentes

Deputada Liliam Sá (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Foi assinado nessa quarta-feira (4) o pacto pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes durante as Copas das Confederações e do Mundo no Brasil. A assinatura ocorreu durante seminário realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para discutir o tema.

A deputada Liliam Sá (RJ), relatora da CPI, destacou que megaeventos são uma oportunidade de crescimento para os municípios e estados sede, mas que podem atrair diversos tipos de violações. Segundo ela, o documento é um acordo que busca coibir abusos infantis. “Sabemos que é um momento especial para nós brasileiros, porém precisamos fortalecer o sistema de garantias de direitos direcionados a crianças e adolescentes para que a proteção destes cidadãos não seja ameaçada ou violada”, enfatizou.

A parlamentar ressaltou que as crianças ficam em situação de vulnerabilidade nesses eventos e correm o risco de serem exploradas sexualmente. “Não queremos isso para o Brasil, nós queremos que nossas crianças fiquem protegidas. Por isso vamos ter pontos de apoio onde denúncias possam ser feitas e trabalharemos firme com ações preventivas”.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, informou que os conselhos tutelares de todas as cidade sedes da Copa das Confederações já foram equipados com carro e computador para que tenham condições melhores de atendimento. Ainda segundo ela, na próxima semana a Secretaria, juntamente com a Unicef, apresentará um aplicativo de celular para orientar as pessoas sobre como e onde fazer denúncias.

“Sempre valorizando também o disque 100 que já funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e agora vai receber um reforço importante de plantão durante a Copa das Confederações, e já preparando para a Copa do Mundo”, concluiu.

Jaque Bassetto

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_liliam_sa_e_maria_do_rosario_pacto_para_coibir_violencia_sexual_06-06-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *