Leandre: comissão aprova projeto sobre royalties da mineração para a primeira infância

Deputada Leandre (PSD-PR) – Foto: Cláudio Araújo

Por recomendação da deputada Leandre (PSD-PR), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prioriza políticas, planos, programas e serviços voltados à primeira infância na aplicação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), também conhecida como royalties da mineração.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora Leandre para o Projeto de Lei 6223/19. O novo texto, segundo a parlamentar, apenas adequa termos utilizados no projeto aos que já são empregados no Marco Legal da Primeira Infância, que fala em “políticas, planos, programas e serviços” e não em “programas e projetos”.

Bases para o desenvolvimento

“A importância do investimento na primeira infância se justifica porque é nesta fase que se estruturam as bases fundamentais do desenvolvimento humano, como as capacidades físicas, psicológicas, sociais e emocionais”, frisou a relatora.

A primeira infância é o período de desenvolvimento da criança que vai do nascimento até os seis anos de idade. As diretrizes e linhas de ação do governo federal para essa faixa etária estão definidas no Marco Legal da Primeira Infância, alterado pelo projeto.

Prevista na Constituição Federal, a Cfem é paga a estados, Distrito Federal, municípios e a órgãos da administração da União por empresas que exploram recursos minerais em seus respectivos territórios.

Tramitação

O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *