Kátia Abreu defende mudanças no Mercosul para facilitar acordos com União Europeia

Senadora Kátia Abreu (TO) - Foto: Assessoria de imprensa da CNA

Em visita oficial à Bruxelas, na Bélgica, sede do Parlamento Europeu, a senadora Kátia Abreu (TO) cobrou mudanças no Mercosul para facilitar assinatura de acordos com a União Europeia . De acordo com a parlamentar, o bloco comercial sul-americano é um empecilho nas negociações de liberalização do comércio com a Europa.

A senadora argumentou que o foco do problema está no protecionismo incentivado por alguns países latinos. “Utilizaremos todos os instrumentos legais dentro da democracia para mudar o acordo no Mercosul. O setor agropecuário tem uma bancada muito forte no Congresso e o governo tem sido sensível às nossas demandas. Se cruzarmos os braços, nada vai mudar”, defendeu.

Kátia afirmou que o atual contexto internacional não permite ao Brasil ficar fora de negociações bilaterais ou entre os blocos. Ela lembrou exemplos como a o acordo de livre-comércio assinado entre Estados Unidos e União Europeia no início mês.

A senadora participou do painel Brazil-EU Investiment – cases and opportunites, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu também aproveitou a visita para inaugurar o escritório oficial da entidade em Bruxelas. “O objetivo é ficar próximo dos europeus, responsáveis por mais de 20% das nossas exportações. Queremos acompanhar demandas e tendências”, justificou.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *