Kassab ganha Prêmio Transparência e Fiscalização Pública na Câmara

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), ganhou, nesta quarta-feira (22), o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, na categoria governamental, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ele saiu vitorioso com 12 dos 15 votos possíveis dados pelos deputados que integram a Comissão. Kassab foi indicado pelo líder do PSD na Casa, deputado Guilherme Campos (SP), “por sua coragem de inovar e disponibilizar na internet as informações da administração, com o site denominado De Olho nas Contas, que em 2011 foi reformulado e intitulado Portal da Transparência”. A inciativa aconteceu antes mesmo da lei de acesso da informação entrar em vigor, sendo a primeira prefeitura a divulgar os dados online.

A prática, segundo Campos, contribuiu para a credibilidade “de um governo democrático, que permite ao cidadão acompanhar as ações da prefeitura.” “A participação social é cada vez maior quando as informações estão todas publicadas na internet. O controle social passa a ser um mecanismo de gestão e monitoramento das ações do gestor público”, afirmou o deputado.

Sérgio Brito (PSD-BA), integrante do partido na Comissão de Fiscalização, foi fundamental para a vitória do prefeito de São Paulo. Brito lembrou que Kassab também já foi deputado federal e reiterou a capacidade administrativa do colega.

Durante a votação, o PT, que havia indicado Eliana Calmon para a mesma categoria do prêmio, retirou o nome da corregedora-geral do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) da disputa e também apoiou o prefeito Kassab.

“Independentemente de nossas convicções partidárias, tenho uma relação de amizade com o prefeito. Fomos vereadores juntos e hoje ele é o meu prefeito”, afirmou Devanir Ribeiro (SP), membro do PT na Comissão.

Calmon deve assim ser homenageada durante a entrega do prêmio, que ainda não tem data para acontecer.

Após a vitória de Kassab, o deputado Eliene Lima (PSD-MT) apresentou uma moção de aplausos para ser lido no plenário principal da Câmara Federal.

Com 8 dos 15 votos da Comissão de Fiscalização da Câmara, a Sociedade Eticamente Responsável, de Maringá, também ganhou o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública na categoria sociedade civil.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/lider_guilherme_campos_gilberto_kassab_ganha_premio_transparencia_22_08_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”nMXUkKFkBrw”]

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *