Kassab apresenta prioridades do Ministério das Cidades no Senado

Ministro Gilberto Kassab - Fotos: Cláudio Araújo

Mobilidade urbana, saneamento básico e política habitacional são os principais focos da gestão do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A declaração foi feita por ele, nesta quarta-feira (25), em audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), disse que a disponibilidade de Kassab para se reunir com os parlamentares é positiva para avançar nas propostas relacionadas ao Ministério.

Deputado Rogério Rosso (DF)

“Kassab já visitou presencialmente quase metade dos estados brasileiros e ouviu as demandas dos prefeitos, governadores e outras lideranças. Uma das principais bandeiras do PSD é a qualidade de vida da população. E, esse diálogo permanente com o Congresso ao qual o ministro se propôs será eficaz para encontrar as melhores saídas para os temas ligados à Pasta.”

Kassab destacou que programas habitacionais serão prioridade em sua gestão, mas que projetos para a área de mobilidade e de melhoria na distribuição de água também estão em desenvolvimento. “Em algumas semanas vamos lançar o Minha Casa, Minha Vida 3. Inúmeros outros projetos estão sendo formatados, elaborados. Além disso, obras de saneamento básico estão sendo executadas, refletindo diretamente na qualidade de vida do país.”

Sobre a crise hídrica e o desperdício de água durante o processo de distribuição, o senador Otto Alencar (BA) indagou se será cobrado mais rigor das empresas que oferecem o serviço. “Só em São Paulo 37% da água tratada é desperdiçada. Em Salvador, o número sobe para 54%”, apontou. Kassab relatou que o Ministério já estuda proposta para estabelecer critérios mais rígidos nos convênios.

O senador Omar Aziz (AM) reforçou a necessidade de mais ações voltadas para o tratamento de água e para obras de infraestrutura voltadas para os programas habitacionais.

Ainda sobre a questão hídrica, os senadores presentes comprometeram-se a elaborar propostas, após audiências públicas nas comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, e enviá-las como sugestões ao Ministério das Cidades.

Participaram também da reunião o presidente interino do PSD, Guilherme Campos, e o senador Hélio José (DF).

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *