Junji quer ampliar oportunidades de trabalho para tecnólogo em agronegócio

Para garantir aos tecnólogos em agronegócio a oportunidade de exercerem sua profissão no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nos órgãos a ele vinculados, o deputado Junji Abe (SP) apresentou a Indicação 4944/13 ao ministro Antônio Andrade, solicitando a inclusão da atividade entre as ocupações habilitadas para participarem de concursos públicos realizados por instituições governamentais ligadas ao setor agrícola.

“É uma incoerência manter fora do quadro funcional de órgãos públicos ligados à agricultura um profissional, de nível superior, que se enquadra perfeitamente na área de tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, aquícola e pesqueira”, argumentou Junji.

Segundo o parlamentar, o tecnólogo em Agronegócio viabiliza “soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária, a partir do domínio de processos de gestão das cadeias produtivas do setor”. Junji observou também que é responsabilidade do tecnólogo prospectar novos mercados, analisar a viabilidade econômica de projetos e identificar alternativas de captação de recursos. “Ele estuda e realiza o beneficiamento, logística e comercialização dos produtos do agronegócio”, descreveu.

Para o deputado, é necessário conciliar a produção com a preservação ambiental. “Não é de hoje que os míni, pequenos e médios produtores, principalmente de hortifrutiflorigranjeiros, enfrentam dificuldades para lidar com a grande concorrência do mundo globalizado. Em especial, após o esfacelamento das cooperativas agrícolas, causado pela escalada inflacionária”, acrescentou.

A inclusão do tecnólogo em Agronegócio na lista de profissionais em atuação no Ministério da Agricultura e instituições vinculadas “só tem a agregar resultados positivos às ações desenvolvidas, além de ampliar as oportunidades de trabalho para os graduados no curso e incentivar outras pessoas a seguirem carreira na área”, concluiu Junji.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *