Em plenário nessa terça-feira (4), o deputado Junji Abe (SP) rendeu homenagem ao presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), Fábio de Salles Meirelles. “Devemos a esse grande líder paulista, que nasceu para servir a agropecuária brasileira, a condução magistral das ações que garantem tanto a profissionalização e valorização dos produtores quanto a excelência de qualidade dos produtos agrícolas”, afirmou.
Ao evidenciar o trabalho de quase meio século de Meirelles à frente da Faesp, Junji rememorou as conquistas dos produtores no período. “Houve uma grande revolução conceitual e de práticas cotidianas. Sob a batuta do presidente da federação, em parceria com o Senar-SP e com os sindicatos rurais paulistas, o setor produtivo agrícola avançou em produtividade e em qualidade, com o reconhecimento cada vez maior da população urbana”.
Para Junji, os esforços conjugados das entidades do setor agrícola possibilitaram a evolução do antigo lavrador para o atual empresário rural. “O agronegócio paulista materializa o amplo entendimento que o produtor passou a ter de todos os elos da cadeia produtiva: antes, dentro e depois da porteira”, ressaltou. Ele frisou que se foi o tempo de se fixar ao frágil conceito de que “em se plantando, tudo dá”. Porque, segundo ele, “não dá”, sem tecnologia, sem conhecimento e sem associativismo.
Neste exercício de 2013, pontuou Junji, a Faesp/Senar-SP subiu mais um degrau na escala da evolução ao introduzir no campo jovens produtores rurais, com o aparato necessário para suceder os centenários agricultores paulistas. “Essas entidades registraram uma performance exemplar na condução dos profissionais para valorização, capacitação e profissionalização não só dos empregados da zona rural mas, principalmente, dos pequenos produtores rurais”.
Da Assessoria