Junji pede atenção aos hortifrutiflorigranjeiros

Em encontro com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, nesta terça-feira (19), o deputado Junji Abe (SP) manifestou suas expectativas para que o governo dedique atenção às cadeias produtivas de hortifrutiflorigranjeiros. O parlamentar reivindica políticas públicas específicas para o segmento e aponta o descaso com as centrais de abastecimento como um dos principais gargalos para o fortalecimento e expansão da atividade.

Intermediada pela FPA – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Agropecuária, a audiência permitiu aos parlamentares uma breve exposição das ações que consideram prioritárias para o agronegócio. Junji focou suas considerações nas necessidades – “historicamente negligenciadas” – do segmento que se dedica ao abastecimento do mercado interno.

Junji lembrou que o governo e a maioria dos parlamentares conhecem apenas os dois extremos da atividade agrícola. “De um lado, as culturas de extensão que geram commodities e respondem pelo superávit na balança comercial brasileira. De outro, a agricultura familiar onde as condições de penúria do microprodutor e sua família desperta a atenção dos políticos, principalmente, em função do potencial eleitoral da categoria”.

Segundo o deputado, a faixa intermediária formada pelo segmento de hortigranjeiros e flores amarga a desinformação e o descaso generalizado por parte das autoridades.

O ministro respondeu que está em fase de adaptação para conhecer o Ministério. “Há questões importantes a serem resolvidas. Vamos trabalhar, independente de as propostas serem a curto, médio ou longo prazos. Preciso muito do apoio de vocês”, pronunciou-se Andrade.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *