Junji pede apoio da Câmara para produtores de leite

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (20/11/12), o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) conclamou os parlamentares da Casa a assumirem a defesa dos míni, pequenos e médios produtores de leite, assim como os da agricultura familiar, do Vale do Paraíba, a maior bacia leiteira paulista. Ele chamou a atenção para o risco de desaparecimento da categoria em razão da concorrência desleal com leite e derivados importados, em grande volume, de países onde  a agropecuária recebe fartos subsídios.

Junji pediu o apoio da Casa para fazer vingar o conteúdo do documento elaborado pelos representantes da cadeia produtiva que participaram da 1ª Conferência Nacional do Leite. O balanço traz as ações reivindicadas pelo setor leiteiro, incluindo as medidas cobradas pelo deputado para socorrer os produtores do Vale.

A adoção de medidas de defesa comercial do mercado lácteo brasileiro é o item número um das ações definidas como prioritárias no documento elaborado durante a conferência. “Os produtores brasileiros vêm sendo esmagados pelas importações desenfreadas de produtos lácteos, como soro e leite em pó, vindos de países que subsidiam e muito o setor leiteiro. Não bastasse, a ausência de fiscalização fitossanitária coloca no Brasil itens de qualidade duvidosa, numa flagrante ameaça à saúde pública”, descreveu Junji, enumerando as prioridades.

A inspeção também precisa ser reforçada para impedir misturas indevidas que comprometem a qualidade do produto final. Ele apontou ainda a ocorrência de triangulação. Ou seja, explicou o deputado, o caso de produtos das mais diferentes procedências que entram no Brasil agasalhados pelo Tratado do Mercosul, como se fossem provenientes de Argentina, Uruguai e outros do Cone Sul.

No discurso, Junji lembrou que o apelo para acudir os produtores de leite e derivados chegou a Junji por meio das instituições classistas do Vale do Paraíba reunidas na Assivarp, Wander Luiz Carvalho Bastos. Engloba os sindicatos rurais de Jacareí, Santa Branca, São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Queluz, Bananal, Areias, Silveiras e São José do Barreiro, além das cooperativas de laticínios Cooper, de São José dos Campos; Comevap, do Médio Vale do Paraíba; Serramar, de Guaratinguetá; de Santa Isabel, de Cachoeira Paulista e de Lorena.

Desde setembro último, Junji trabalha para unir os colegiados do Congresso Nacional, que atuam em defesa da agropecuária, em torno da causa dos produtores de leite do Vale do Paraíba. Ele contou que havia conquistado o respaldo das lideranças agrícolas, como Faesp – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Senar-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ambos presididos por Fábio de Salles Meirelles, assim como da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária e da Subleite.

Responsável pela realização da 1ª Conferência Nacional do Leite (de 06 a 08/11), a Subleite é a Subcomissão Permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, que é presidida pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) e está vinculada à Capadr – Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara. Junji é membro titular de ambos os colegiados.

Por intermédio da Subleite, contou o deputado, Junji e lideranças do setor leiteiro do Vale do Paraíba foram recebidos, em audiência, pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que se comprometeu a estudar as reivindicações feitas com o objetivo de resguardar os pequenos profissionais do campo da falência. No encerramento da conferência, ele reiterou o compromisso.

Ao final do discurso, Junji agradeceu o intenso envolvimento das lideranças do Vale do Paraíba e o “fundamental apoio” dos parlamentares dos colegiados ligados à produção de alimentos. Ele reiterou também o apelo para que o deputados se unam na defesa dos produtores de leite e derivados do Brasil. Em especial, dos pequenos e médios.

Veja o discurso: http://www.youtube.com/watch?v=L0k6LQ3I5BQ

Mel Tominaga
Assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *