Junji insiste em posto da Polícia Federal para Mogi das Cruzes

Empenhado em garantir a instalação de um posto da Polícia Federal no município de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, o deputado Junji Abe (SP) voltou a cobrar informações do governo federal. Em ofício dirigido ao diretor-geral da corporação, Leandro Daiello Coimbra, o parlamentar questiona o resultado da análise da área técnica sobre o pedido, que teria sido iniciada há um ano, em resposta à indicação (INC 2520/2012) apresentada pelo congressista ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Para reforçar a cobrança, Junji invocou a resposta dada à indicação em meados do ano passado. No documento, datado de 22 de junho último, o delegado de Polícia Federal e chefe de Gabinete substituto, Leonardo Meireles Ferreira, informou que o pedido foi recebido e encaminhado à área técnica para análise de viabilidade de atendimento, considerando a necessidade de recursos humanos, materiais e financeiros permanentes para instalação de novas unidades da Polícia Federal.

“Ocorre que já se passou um ano, sem que tivéssemos informações sobre a citada análise, apesar das sistemáticas cobranças junto a funcionários do órgão, incluindo apelo feito diretamente ao ministro”, reclamou Junji, ao defender urgência na instalação da unidade da Polícia Federal para atender a grande demanda de Mogi das Cruzes e de cidades vizinhas. Em agosto último, o deputado pediu a intervenção de Eduardo Cardozo para agilizar o processo. Na ocasião, o titular do Ministério da Justiça reconheceu a necessidade da estrutura e comprometeu-se  a estudar o pleito “com todo cuidado”.

Junji batalha pela concretização do posto da PF e de uma agência da Defensoria Pública da União, além de uma unidade do Ministério Público Federal. Esta última foi a única que evoluiu até agora, como aponta o deputado. Mogi das Cruzes teve designada a vaga que será preenchida por um dos aprovados no 26º concurso público para ingresso na carreira de procurador da República. As informações do procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, foram transmitidas em ofício dirigido ao parlamentar.

Segundo o deputado, a implantação dos requisitados órgãos federais na Cidade visa dar prosseguimento ao processo iniciado com o funcionamento da 1ª Vara Federal de Mogi das Cruzes, em 13 de maio de 2011. “São estruturas fundamentais para beneficiar a população mogiana e também os moradores de cidades vizinhas, acabando com a necessidade de deslocamentos a Guarulhos para tratar de pendências relacionadas à área federal do Judiciário”, justificou.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *