Junji homenageia secretária de Educação

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, nesta quinta-feira (08/11/2012), o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) prestou homenagem à secretária municipal de Educação de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, professora Maria Geny Borges Ávila Horle. Ela deixará o comando da Pasta, após 12 anos de trabalho, oito deles (2001 a 2008) durante as duas gestões consecutivas do parlamentar como prefeito da sua Cidade natal.

“Com sentimento muito forte de reconhecimento, respeito, admiração e, principalmente, de gratidão, rendo justa homenagem à profissional que, sem sobra de dúvida, é uma das maiores educadoras do País”, declarou Junji, ao evidenciar que “a  performance de um gestor público depende de um time competente de auxiliares”.

Para compensar o tempo de apenas um minuto a que tinha direito na tribuna, Junji fez questão de encaminhar, por escrito, seu discurso, para registro na Casa. No pronunciamento, ele rememorou os fatos que o levaram a convidar Maria Geny para o comando da Secretaria Municipal de Educação, logo depois de sair vitorioso das urnas no ano 2000.

De acordo com o parlamentar, a secretária ficou encarregada da “área que reputo como prioritária na plataforma de todo gestor público que preza a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a evolução da sociedade”. Junji creditou à Maria Geny boa parcela da responsabilidade nos indicadores que apontaram 86% de aprovação popular no final do seu segundo mandato, em 2008.

Igualmente, prosseguiu o deputado, “é também mérito da secretária de Educação uma parcela da confiança depositada no prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para se manter à frente da Prefeitura de Mogi das Cruzes”. Sucessor de Junji, o atual prefeito foi reeleito em primeiro turno com 80,82% dos votos válidos.

Invocando as duas edições do seu PGP – Plano de Governo Participativo, elaborado em conjunto com a população para cumprimento ao longo das suas gestões como prefeito, Junji lembrou da missão aceita, e cumprida, por Maria Geny. “Assumimos o compromisso de revolucionar o ensino em Mogi das Cruzes, sepultando antigas práticas e inaugurando um novo jeito de ensinar e de aprender”.

No discurso, Junji destacou a prática de uma nova filosofia de gestão, inaugurada em 1º de janeiro de 2001, quando assumiu o comando de Mogi das Cruzes que, na época, tinha 320 mil habitantes. “Implantamos uma política administrativa, calcada na descentralização, integração e participação. Ou seja, garantimos autonomia ao responsável de cada área que, ao mesmo tempo, tinha a obrigação de cumprir as ações estabelecidas no Plano de Governo Participativo, além de atuar de modo integrado com os demais setores e, acima de tudo, assegurar a participação popular nas decisões”, descreveu para contextualizar a chegada de Maria Geny à Secretaria Municipal de Educação.

Catalogando a professora como grande amiga, o deputado disse que Maria Geny passa longe de ser uma flor de candura. “Sensível e feminina, sim. Frágil, jamais”, definiu Junji, enumerando as qualidades da professora que “conduziu, até os dias de hoje, uma orquestra afinada e absolutamente comprometida com a finalidade de construir a escola de sucesso, pautada pelo ensino de qualidade”.

Depois de apontar a sucessão de avanços da educação em Mogi, Junji explicou que, “por razões de foro íntimo, incluindo tratamento de saúde”, a educadora está encerrando sua participação como titular da Pasta. “Em nome de todos aqueles que respeitam e admiram o trabalho desenvolvido pela professora Maria Geny, presto aqui, esta singela homenagem para expressar toda nossa gratidão por tudo que ela fez e continua fazendo em benefício da população da nossa Cidade”.

Para finalizar, Junji parabenizou a professora e desejou à Maria Geny “o melhor que o futuro pode oferecer a pessoas de bem que, como ela, não medem sacrifícios para honrar seus ideais”. Ele também disse que roga a Deus para que seu sucessor à frente da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes “tenha igual dinamismo e determinação na perseguição de dias sempre mais iluminados para a população mogiana”.

Mel Tominaga
Assessoria de imprensa do dep. Junji Abe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *