Junji defende regulamentação imediata da Anater

Deputado Junji Abe (SP) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Junji Abe (SP) afirmou que 85% dos pequenos produtores brasileiros não possuem assistência técnica e extensão rural, durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), nessa terça-feira (29). O colegiado debateu a regulamentação do artigo 19 da Lei 12.897/13, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O parlamentar explica que a Agência foi criada em dezembro de 2013, mas até o momento não foi regulamentada. “O Brasil carece de assistência técnica, sofre por falta de infraestrutura nesses rincões. Os mini, pequenos e médios produtores, os agricultores familiares necessitam de professores para repassar os ensinamentos de pesquisa e inovação, caso contrário, ficaremos no Brasil somente com os grandes produtores rurais. E os pequenos, que abastecem o mercado local, terão que desistir de sua atividade”, justificou.

Junji destacou que a Anater vai atuar em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para auxiliar pequenos agricultores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria das atividades rurais. “Em São Paulo costumamos dizer que ao longo dos anos os extensionistas ganharam uma nova função, de carimbadores de relatórios, e não chegam mais ao campo onde realmente é preciso. Não podemos deixar que em todos os municípios isso ocorra. Precisamos urgentemente da regulamentação da instituição”.

Jaque Bassetto

Assuntos:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *