Junji defende investimentos para cultura do caju

Deputado Junji Abe (SP) - Foto: Heleno Rezende

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizou audiência pública, nesta terça-feira (9), para tratar da necessidade de incentivos e investimentos na produção de castanha de caju no Brasil.

O deputado Junji Abe (SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), disse que os pequenos produtores e a agricultura familiar precisam de recursos para dar aos consumidores segurança alimentar, abastecer o mercado interno e exportar com qualidade.

“Grandes investimentos na área de infraestrutura de produção e assistência técnica são imprescindíveis. O aricultor precisa de incentivos para aumentar a produtividade e de treinamento de mão de obra para uso das tecnologias de ponta”, justificou.

O setor reclama da ausência de uma política governamental, da redução e perda na participação no mercado internacional e do custo de transação e excesso de burocracia para o acesso ao crédito. Entre as principais solicitações estão a definição do preço mínima da castanha, levando em conta a classificação e qualidade; reforma tributária e trabalhista, visando a desoneração do setor; e assistência técnica dirigida, específica para a cajucultura.

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *