Junji defende investigação e punições no caso Friboi

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, em reunião ordinária na quarta-feira (25), a realização de audiência pública para apurar os detalhes da aquisição de mais um frigorífico, o Bertin, pelo grupo JBS-Friboi.

“É preciso investigar a fundo as operações da Friboi que, resguardada com recursos públicos, comanda um cartel nefasto, adquirindo a maioria das pequenas e médias empresas do setor para monopolizar o mercado interno de carnes e as exportações do produto”, afirmou o deputado Junji Abe (SP).

Membro do colegiado e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), o parlamentar defendeu a maciça participação do setor agropecuário na apuração dos fatos que envolvem o grupo.

A irritação de Junji é agravada pela “inexplicável benevolência” do poder público com o conglomerado, amparado com um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 7 bilhões. “Com a complacência de entidades governamentais, o grupo desencadeou um verdadeiro balcão de negócios que tem cheiro de falcatruas e irregularidades”.

O Requerimento 457/13, aprovado, determina o convite ao empresário Reinaldo Bertin para prestar esclarecimentos sobre o processo. A audiência pública será realizada em data a ser definida na Subcomissão Permanente de Combate à Cartelização do Agronegócio no Brasil (SubCartel), destinada a discutir e oferecer soluções às práticas monopolistas em prejuízo dos produtores rurais brasileiros.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *