Junji consegue verba para Fatec

Estado acolhe emenda do deputado e autoriza R$ 20 mil para realização do Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio pela unidade mogiana, no período de 18 a 20 de outubro próximo

Mogi das Cruzes será a sede de um importante evento do calendário rural que focará a sustentabilidade agrícola nas pequenas e médias própriedades. Trata-se do IV Sintagro – Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio, que contará com auxílio financeiro do governo do Estado graças à iniciativa do deputado federal Junji Abe (PSD-SP).

Junji conseguiu da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia a liberação de R$ 20 mil para a Fatec – Faculdade de Tecnologia Mogi das Cruzes realizar o evento, no período de 18 a 20 de outubro próximo. A verba deverá ser encaminhada ao Ceeteps – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza para posterior repasse à unidade mogiana.

“É um simpósio muito importante para o Alto Tietê e outros pólos paulistas com grande concentração de míni, pequenos e médios empresários rurais. Os participantes terão acesso a informações e orientações capazes de melhorar sua atuação nos negócios, com diversificação e agregação de valores aos produtos”, avaliou Junji, ao esclarecer que levou o apelo ao governo estadual depois de ter sido acionado pelo diretor da Fatec Mogi,Fernando Juabre Muçouçah.

Especialistas em ciências agrárias e veterinárias, tecnólogos em agronegócio e pesquisadores integrarão o elenco de palestrantes do IV Sintagro. O evento abordará “valoração agropecuária e empreendedorismo nas pequenas e médias propriedades”, além de apresentar oportunidades de negócios e desafios para cadeias agropecuárias exploradas de forma intensiva, de alto valor agregado, bastante diversificado e centrado no desenvolvimento sustentável.

Segundo Junji, o simpósio também contribui para evidenciar o peso do agronegócio na conjuntura econômica nacional. “O setor garante o saldo favorável da balança comercial brasileira, responde por um terço dos empregos gerados no País e por 30% da pauta dos produtos exportados”, enumerou, observando o cuidado dos produtores em avançarem em harmonia com o meio ambiente, “porque sabem que dependem do equilíbrio ambiental para se manterem na atividade”.

A Fatec mogiana realizará o IV Sintagro nas dependências do Cemforpe – Centro Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes, que comporta 757 pessoas. O prédio também dispõe de bloco didático com salas menores, onde cada uma tem 100 lugares, possibilitando atividades paralelas, como mesas redondas. A unidade foi idealizada e construída por Junji, durante o período em que foi prefeito da Cidade, de 2001 a 2008.

Carinho

O deputado federal Junji Abe tem especial carinho pela unidade mogiana da Fatec, instalada em 2008, graças à parceria entre governo estadual e a Prefeitura, comandada por ele na época. A faculdade entrou em operação oferecendo o curso superior de Tecnologia em Agronegócios. Foi uma sugestão do próprio ex-prefeito, que apontou a carência de formação profissional na área em contraste com o fato de a Região ser um dos principais polos produtores de hortaliças e flores do País.

A aulas na Fatec Mogi começaram em 15 de setembro de 2008, com duas turmas de 40 alunos do curso de Tecnologia em Agronegócios, nos períodos da tarde e da noite.  A cada semestre são abertas mais 80 vagas, metade no horário matutino e a outra no noturno. A estrutura física da unidade comporta 1,4 mil alunos. Desde o ano passado, Junji reivindica do governo estadual a ampliação do prédio, visando acomodar o grande número de estudantes que, atualmente, também frequentam os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Recursos Humanos.

Mel Tominaga
Assessora de imprensa do dep. Junji Abe 

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *