O deputado Junji Abe (SP) participou, nesta terça-feira (05), da primeira reunião da comissão externa da Câmara para acompanhar a apuração do incêndio em Santa Maria (RS), ocorrido no mês passado e, que até agora, resultou na morte de 237 pessoas.
Uma nova legislação para a melhoria da segurança em casas de festas também será apresentada pela Comissão.
“É um momento um pouco triste para falar deste assunto”, disse Junji. “Mas é preciso que tomemos uma medida rigorosa sobre a competência do governo federal, dos estados e dos municípios”.
O parlamentar paulista lembrou que muitos casos similares ao de Santa Maria ocorrem pelo país. “Nós no Brasil, infelizmente, ainda não tivemos a capacidade de entender a cultura da prevenção. Estamos sempre correndo atrás, depois que os fatos ocorreram”, afirmou.
Junji, que pediu para integrar a comissão, defendeu ainda a participação de órgãos técnicos na elaboração de uma nova lei.
A comissão externa será coordenada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Os trabalhos de apuração foram divididos em duas relatorias, uma para analisar as investigações e outra para apresentar uma nova proposta da legislação para o tema. Ficou definido, ainda, um prazo de 120 dias para apresentação de um relatório único final.
Da Redação