Junji cobra eficiência no combate à praga da soja

Deputado Junji Abe (SP)

O deputado Junji Abe (SP) criticou o descaso e cobrou mais eficiência por parte do governo federal na adoção de medidas para combater a ferrugem asiática, praga que ataca as lavouras de soja, e causou, ao longo dos últimos dez anos, prejuízos da ordem de US$ 25 bilhões.

“A Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] já confirmou que o único ingrediente ativo para controlar o fungo está perdendo a eficiência, mas desde 2006, a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] deixa o setor produtivo num vácuo sanitário porque não registra qualquer produto eficaz no combate à doença”, disse Junji em reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizada na quarta-feira (22).

Segundo Junji, trata-se de um problema sério que aniquila produtores no país inteiro e ameaça os resultados do agronegócio ao negligenciar a mais importante doença que ataca o setor. “Evidente que a análise e autorização para a entrada de defensivos agrícolas no mercado requer todo cuidado e monitoramento. Porém, é inadmissível o vazio sanitário que deixa as lavouras sem fungicidas adequados desde 2006”, protestou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, os efeitos da praga não se limitam às lavouras de soja. “Os prejuízos se alastram pela cadeia toda. Afetam a criação de aves e suínos, por exemplo, que tem na soja o principal insumo para alimentação dos animais, além de resultar no fechamento de postos de trabalho, provocar queda na arrecadação tributária e perdas na balança comercial, entre outros, como a alta de preços para o consumidor”.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *