Junji Abe cobra de Mendes Ribeiro o controle de importação de leite e derivados

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) e parlamentares integrantes da bancada ruralista da Câmara Federal voltaram a cobrar providências para graves problemas que ameaçam as bases da atividade rural no País. Eles foram recebidos em audiência, nesta quarta-feira (20), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que garantiu estar “trabalhando na busca de soluções” a serem apresentadas “em breve”.

“Estamos aqui porque precisamos da atuação incisiva do ministério em questões que vêm se arrastando em detrimento de toda cadeia produtiva do agronegócio brasileiro”, cobrou Junji, que preside a Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros. Ele pinçou as importações desenfreadas de leite e derivados, principalmente do Uruguai,  que vêm massacrando os míni, pequenos e médios produtores de leite, assim como os da agricultura familiar, do Vale do Paraíba, a maior bacia leiteira paulista, e de outros polos produtivos do País.

As “importações predatórias” de produtos lácteos foram objeto de denúncia pública da Subleite – Subcomissão Permanente do Leite da Câmara, de que Junji também faz parte. “Estão em jogo a sobrevivência do setor leiteiro e a manutenção de 4 milhões de empregos, quantidade superior à população uruguaia, país responsável pelo maior volume de exportações de leite em pó para o Brasil”, insistiu o deputado. Atestando estar ciente da situação calamitosa vivida pelos produtores, Mendes Ribeiro disse que entrou em contato com o Ministério da Agricultura do Uruguai. “Em breve, providências serão tomadas”, prometeu, sob os olhares inquisidores dos ruralistas.

Assessoria de imprensa do dep. Junji Abe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *