Júnior Ferrari dá ideia inovadora ao governo para reciclagem de garrafas pet

Deputado federal Júnior Ferrari (PA). Foto: Claudio Araújo

O deputado federal Júnior Ferrari (PA) fez uma indicação ao Ministério de Infraestrutura para que seja criado um programa de reutilização de garrafas pet na construção de ruas e estradas (INC 5/2019).

Para dar essa sugestão, ele se baseou numa reportagem que contava a história de moradores do Sul da Índia que conseguiram reduzir a quantidade de plásticos jogados ao mar. O Ministério da Pesca de lá, após uma campanha junto aos pescadores, fez com que todo o plástico recolhido nas redes de pesca fosse doado.

Esse material era triturado e misturado ao betume para pavimentação de estradas.  De acordo com a matéria, o uso de plástico reciclado é uma alternativa mais barata quando comparada aos aditivos plásticos convencionais para superfícies de estradas. E cada quilômetro de estrada feita com plástico reciclável usa o equivalente a um milhão de sacolas plásticas.

Muitos não sabem, mas, o plástico foi inventado no fim do século XIX para substituir produtos feitos a partir do marfim dos elefantes. Desde então a produção só cresce. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a cada minuto um milhão de garrafas plásticas são produzidas no mundo. E o plástico já é o elemento que mais mata a vida marinha no planeta.

Ainda segundo a ONU, de todo plástico produzido no planeta apenas 9% foi reciclado. Por isso, esse material nocivo já é visto como o maior desafio ambiental do nosso século. E por incrível que possa parecer, mais de 40% de todo plástico produzido nos últimos 150 anos foi usado uma única vez antes do descarte.

Manu Nunes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *