Júlio César quer mais concessões para aumentar volume de exportações

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Júlio César (PI) cobrou, nesta quarta-feira (6), em audiência pública com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, novas políticas de incentivo para o setor.

O parlamentar afirmou que o país segue em ritmo lento quando o assunto é a concessão de benefícios para o fortalecimento dos mercados interno e externo. A audiência reuniu os colegiados das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Na visão do deputado, o volume de exportações poderia ser maior se o governo agisse de forma menos burocrática. “O principal desafio é formar um mercado externo competitivo. Os países asiáticos, em especial a China, tornaram-se um parceiro terrível para o mundo todo. Lá, existe uma carga tributária e encargos sociais muito menores, além da mão de obra barata, o que faz aumentar a produção”, comentou.

Essa produção em larga escala, segundo o deputado, impede que países como o Brasil se posicionem mais para o topo da tabela. “É nessa hora que precisamos manter uma balança comercial forte e o governo inovar na concessão de benefícios para empresas exportadoras.”

Segundo dados repassados pelo ministro, o Brasil, que hoje é a 7ª economia do mundo, ocupa apenas a 25ª colocação entre os países que mais exportam. Ele admitiu que ainda há espaço para alavancar o setor. “O Brasil nunca conferiu ao comércio exterior o status e a importância que deveria. A exportação é uma alternativa para manter o nível da atividade e até mesmo ampliá-la.”

Renan Bortoletto

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *