“A economia brasileira vem passando por momentos de dificuldades, com a desaceleração de crescimento, a retração de investimentos, a alta da inflação e a piora significativa das contas externas que apontam para uma das mais graves crises das últimas décadas.”
Essa foi a justificativa do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), deputado Júlio César (PI), ao propor, nesta terça-feira (31), debate sobre os impactos econômicos que o ajuste fiscal está causando. A solicitação foi acatada pelo colegiado. O parlamentar acrescentou que especialistas compartilham da opinião de que os maiores fatores para o desajuste são oriundos da área fiscal.
“O resultado desse desempenho é fruto de uma política econômica equivocada. Há um desarranjo no equilíbrio entre receitas e despesas, entre outros pontos que corroem as expectativas de crescimento”, analisou Júlio César.
Foram convidados para o debate o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Mansueto de Almeida; o economista, Raul Velloso; e o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.
Carola Ribeiro